Barbosella (em portuguàªs: Barbosela) é um gênero botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceà¦). são plantas de crescimento reptante, ligeiramente parecidas com Restrepia, gênero ao qual jà¡ estiveram subordinadas. Caracterizam-se por apresentarem rizoma rasteiro, sem ramicaule aparente, capazes de formar grandes e densos tapetes com suas folhas mais ou menos carnudas. Quando bem cultivadas florescem profusamente. Apresentam apenas uma delicada flor por inflorescência, que brota em longo e finàssimo pedàºnculo.
As flores são enormes quando comparadas ao tamanho da planta. As sépalas laterais concrescidas e muito abertas em relação a s é ala dorsal, quando vistas de perfil dando a impressão do bico bem aberto de uma ave. As p é alas muito menores e estreitas. O labelo é mà³vel, e bastante pequeno em comparterapia à s sépalas. Diferem da maioria dos gêneros desta subtribo por terem quatro polànias, por é , a principal caracteràstica deste gênero é a unià£o entre o labelo e a coluna, que é formada por um tipo de articulterapia de um lado com extremidade esf é ica e de outro, um receptà¡culo cà´ncavo, como a que ocorre no homem entre o ossos da bacia e fàªmur.
Algumas espécies apresentam flores quase iguais entre sà, fazendo-se sua distinà§à£o pelo aspecto vegetativo da planta, tamanho, formato e espessura das folhas ou variedade no tamanho das flores: A Barbosella crassifolia, que tem folhas bem espessas, parece com a Barbosella australis mas as folhas e flores desta àºltima são muito maiores, com tamanho aproximado as da Barbosella cogniauxiana. As Barbosella cucullata, dolichorhiza e prorepens têmfolhas muito mais estreitas. A Barbosella dusenii tem p é alas maiores e mais longas.